Coração acelerado, respiração ofegante, a energia de centenas de pessoas lado a lado, transformada em calor. Começa a contagem regressiva, o coração dispara e o som da buzina indica a largada. Em segundos o corpo libera endorfina e o corredor é tomado pelo bem estar. A sensação do Carlos Conceição Oliveira ao participar da sua primeira prova de rua é semelhante a dos mais de mil corredores que participaram da Feira Night Run no sábado (11), em Feira de Santana. Só que para ele, a rua tem muito mais significados; e o esporte, esperança.
“Eu treino sozinho. Quase todos os dias vou caminhando até a Lagoa para correr, mas fazer isso em uma prova de verdade foi emocionante”, contou Carlos. Ele é morador de rua e encontrou no esporte, uma verdadeira paixão. “Eu me sinto bem correndo. É o que gosto de fazer”, ressalta. Beneficiado pelo “Clube do Abraço” da Igreja Aprisco, Carlos, que é natural de Souza, na Paraíba, afirma que no projeto encontrou seus principais incentivadores.
Apesar de não possuir um treinamento adequado, ele parece ter mesmo talento. Carlos completou a prova de 8K em 32 minutos e 55 segundos, cruzando a linha de chegada pouco menos de 10 minutos depois do primeiro colocado na mesma categoria, o atleta Givaldo Araújo Sena que alcançou os 23 minutos e 57 segundos.
Primeiro lugar no pódio feminino na categoria 8K, a atleta Graciete Moreira falou sobre a importância da prática de esportes. “Ele realmente nos impulsiona a vencer desafios. É como se a cada nova prova a gente renovasse o frio na barriga, a emoção de conseguir o melhor resultado e isso ajuda a transformar as pessoas”, disse. Participante de diversas maratonas como no Rio de Janeiro, São Paulo e México, além das Olimpíadas 2016, Graciete ressaltou que Feira de Santana faz parte do calendário das principais corridas do país. “Em termo de estrutura não deixamos nada a desejar para as grandes provas nacionais e internacionais. É necessário ressaltar também o cuidado e atenção que a equipe da organização tem com os atletas e todos os grupos de corrida. Nossa cidade está se tornando uma forte referência para o segmento e tenho muito orgulho disso”, reforçou.
Na noite de sábado foram premiados ainda os vencedores da categoria 5K que despontou com o Jackson de Souza em primeiro lugar, completando a prova em apenas 16 minutos e dois segundos. Na categoria feminina, Andrea da Costa de Jesus foi a primeira a cruzar a linha de chegada, aos 21 minutos e 42 segundos de prova.
“O nosso objetivo é mais do que realizar uma prova de excelência, é despertar as pessoas para o prazer de praticar esporte”, finalizou o diretor da RG+, empresa especializada em eventos esportivos e realizadora do evento, Humberto Filho. A quarta edição da Feira Night Run ofereceu diversas novidades, entre elas a Boate Fusion que animou os participantes em um trecho de dificuldade da prova. O resultado e tempo de prova estão disponíveis no site www.feiranightrun.com.br ou pelo aplicativo Folha do Estado.
Click aqui para acessar o seu tempo e colocação
A 1ª Meia Maratona de Feira União Médica (21 K) e a 4ª Corrida de Feira (5 K e 10 K), promoviodas pela RG + e grupo FOLHA DO ESTADO, aconteceram neste domingo (4) e foi um show no quesito participação e organização .
Com início as 7h com a largada dos cadeirantes e pessoas portadoras de necessidades especiais e as 7h10 para os demais participantes, o evento deu um brilho diferente para a cidade durante a manhã de domingo.
Com concentração, aquecimento e largada em frente à Prefeitura Municipal, as corridas seguiram pela Avenida Getúlio Vargas (5 K e 10 K) e se estendeu até a Avenida Noide Cerqueira, para o percusso da meia maratona.
Além da novidade trazida pela RG+ para estas corridas como o chip no número do peito, outros detalhes chamaram a atenção positivamente, como boa sinalização sobre distancias percorridas e staffs indicando os postos de hidratação com água e bebida isotônica, banheiros, ambulâncias e postos médicos.
Participaram atletas de Feira de Santana, de vários municípios baianos e até mesmo de outros estados, mostrando assim a força do evento. O diretor da União médica, Rogerio Pina se mostrou muito satisfeito com o evento. “A sensação é maravilhosa, nosso foco é promover saúde, somos uma cooperativa de médicos que tem como um dos maiores objetivos cada vez mais prevenir o cidadão. Fomentar o esporte é fator preponderante no tocante a prevenção, já que o esporte condiciona e evita problemas de saúde, assinar essa Meia Maratona é uma honra para a União Médica”, disse com entusiasmo.
Já Margareth Cedraz, uma das diretoras da RG+, organizadora do evento, se mostrou bastante feliz e falou em aprimoramento. “Sabemos que o evento foi muito bom, mas nossa preocupação é a de melhorar cada vez mais, buscamos novas tecnologias e investimos no treinamento do pessoal, tanto na área organizacional, como de atendimento ao atleta, temos certeza que estamos no caminho certo, recebemos os elogios e agradecemos, mas eles não nos envaidecem, pelo contrário, nos trazem uma responsabilidade não só de manter, como de aumentar o padrão cada vez mais”.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, juntamente com Rogério Pina e Humberto Cedraz, fizeram as honras da largada. Um grande público acompanhou o evento mostrando o desenvolvimento do esporte e a participação crescente da população feirense.