Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Corrida de Feira Folha do Estado estreia com sucesso e famílias na rua

    A Corrida de Feira foi organizada em três modalidades: caminhada de 3 km e corrida de 5 km (masculino e feminino) e 10 km (masculino e feminino)


    Corrida de Feira Folha do Estado estreia com sucesso e famílias na rua
    A primeira edição da Corrida de Feira, promovida pelo grupo FOLHA DO ESTADO levou mais de 600 inscritos para a Avenida Getúlio Vargas, na manhã ensolarada deste domingo (25), em Feira de Santana. Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e empresas feirenses, a prova de rua conquistou a chancela da Federação Baiana de Atletismo (FBA), que trouxe 10 árbitros para acompanhar a prova, que contou com a cronometragem da ChipBrasil – Empresa Brasileira de Cronometragem.
     
    Entre os árbitros presentes, estava um dos mais experientes da Federação e membro da Confederação Brasileia de Atletismo, Manoel Trajano. Para o árbitro, os 84 anos de experiência da FBA são importantes na organização de um evento esportivo. “A Federação Baiana é a entidade que melhor auxilia as corridas de rua no Brasil. Todo percurso contará com árbitros para o controle da prova”, disse.
     
    Muitas famílias aproveiraram o domingo ensolarado para praticar esporte | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

    A Corrida de Feira foi organizada em três modalidades: caminhada de 3 km e corrida de 5 km (masculino e feminino) e 10 km (masculino e feminino). Foram mais R$ 12.500 em premiação e medalhas para os participantes. A prova contou com representantes de cerca de 19 cidades baianas, como Alagoinhas, Serrinha, Jacobina, Salvador, Dom Macêdo Costa e outras. O evento teve cobertura de todas as mídias do grupo FOLHA e flashes ao vivo no programa Jornal da Cidade e Silvério Silva, na rádio Subaé AM e cobertura da TV Subaé, afiliada da Rede Globo, TV Geral e SporTV. 
     
    FAMÍLIAS E GRUPOS DE CORRIDAS
     
    Com o tema “Uma corrida pra competir ou pra curtir”, a Corrida de Feira contou com a participação de muitas famílias. Paulo Roberto Magalhães, 57 anos, trouxe os três filhos para a corrida. O paizão correu o percurso de 10 km. “Incentivo os filhos a participarem também. Corremos juntos muitas vezes”, confessou. Já o filho, Paulo Roberto Magalhães Júnior, 29, foi mais econômico e correu 5 km. “Se vencer alguém da família será a maior zoação, até por que estou gordinho. Recomendo as pessoas praticarem corrida, ainda mais em família”, disse o jovem.
     

    Quem também abrilhantou o evento foram os grupos de corridas. Eles muitas vezes não têm laços familiares, mas formam uma grande amizade movida pelo esporte. Jadson Gonçalves Santos, 28, do grupo de corrida Adrenalina Sports, disse que pratica corrida há 3 anos. Antes ele só levava a esposa aos treinos, agora corre junto e participa de competições. “Vim prestigiar o evento já que Feira era uma cidade carente de corridas como essa. A cidade tem muitos atletas amadores, que muitas vezes tem que se deslocar a Salvador para competir”, comentou. 
     
    FEIRA DOMINA ELITE DA PROVA
     
    No pelotão de elite a ansiedade de dar os primeiros passos na 1ª Corrida de Feira era visível em cada fisionomia. A prova começou pontualmente às 8 horas, com o toque da sirene, e a saída dos atletas na lateral da Prefeitura de Feira.
     
    Os vencedores da categoria 5 km masculino e feminino são de Feira de Santana. Jackson de Souza Bispo, 23, foi o mais rápido entre competidores de 5 km. Ele foi o primeiro a cruzar a faixa, com o tempo de 16 minutos e 3 segundos. 
     
    Jackson Bispo, 23, voou em 16 minutos de prova | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

    Jackson começou na prática esportiva incentivado pelo tio, com apenas 10 anos. A larga experiência em provas no norte-nordeste foram fundamentais neste domingo.  “Foi muito gratificante, tenho o título baiano, norte-nordeste e tenho prazer em correr. É difícil ter provas em Feira deste nível e a organização está de parabéns”, declarou.
     
    A vencedora da principal modalidade feminina, a maratonista Graciete Moreira Carneiro, 31 anos, aproveitou a preparação para Maratona do Rio para competir em Feira, onde mora há 25 anos. Fiz um bom treinamento essa semana e vi que tinha condições. O nível estava muito alto, com a presença de atletas olímpicas. Fiz o tempo que esperava”, disse a atleta, natura do município de Serra Preta. 

    Entre os competidores masculino de 10 km, o melhor é do estado de Sergipe. José Nilson de Jesus, 37, venceu com folga um concorrente 10 anos mais novo. A preparação do atleta conta com cerca de 20 provas disputadas durante o ano. Mesmo assim ele é enfático. “Não gostei do tempo. Sempre corro toda semana desde 2000”, declarou antes de subir ao pódio.
     
    José Nilson não gostou do tempo, mas venceu com folga os 10 km | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

    O segundo lugar, Antônio Carlos Borges, 27 anos, de Salvador, disse que a meta de todo atleta é completar o percurso.  “Sou atleta profissional e sobrevivo disso. A rotina de treinamentos é diária”, comentou. 
     
    Quem assistiu a prova foi o prefeito municipal José Ronaldo de Carvalho, acompanhado pelo secretário de Governo, Paulo Aquino e o diretor do Departamento de Esportes, Emerson Britto. O assessor de marketing da Caixa, Heitor Adalberto, comentou sobre a importância para a instituição em apoiar eventos esportivos. “A Caixa sempre procura estar ao lado da população. Temos um histórico de incentivo ao esporte, principalmente o olímpico, incentivando a pratica esportiva e a saúde”, finalizou.
     
    CONFIRA O RESULTADO FINAL DA 1ª CORRIDA DE FEIRA:
     
    * Os 1º lugares em cada categoria por idade ganharam um prêmio de R$ 100
     
    MASCULINO 5 KM
     
    1º JACKSON DE SOUZA BISPO – 00:16:03
    2º ELIMARIO DOS SANTOS LIMA – 00:17:42
    3º JOSEÍLTON DA ANUNCIAÇÃO – 00:17:58
    4º ROSALIO JORGE DE OLIVEIRA AMARAL – 00:18:07
    5º ALDEMIR OLIVEIRA SANTOS – 00:18:12
     
    Feira no alto do pódio | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

    FEMININO 5 KM
     
    1º TANIA PAULA FONSECA – 00:22:02
    2º DEISE ALVES CARSOSO MACHADO – 00:22:49
    3º RITA DE CASSIA SANTANA – 00:24:35
    4º KEILANE FIUZA LIMA BISPO – 00:25:19
    5º MARIA DE FATIMA RIOS LEAL – 00:25:27
     
    A sorridente vencedora dos 5 km tem apenas 17 anos | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

    MASCULINO 10 KM
     
    1º JOSE NILSON DE JESUS – 00:30:58
    2º ANTONIO CARLOS BORGES – 00:31:22
    3º DANIEL ALVES DA SILVA – 00:31:31
    4º HELIO CASSIO BISPO SANTOS – 00:32:13
    5º SIZINIO PALMA DE JESUS – 00:32:22
     
    O vice-presidente da FIEB, Edson Nogueira, na premiação dos 10 km | Crédito: Mário Sepúlveda/FE

    FEMININO 10 KM
     
    1º GRACIETE MOREIRA CARNERO – 00:35:56
    2º MARILY DOS SANTOS – 00:38:00
    3º GIOVANA DOS SANTOS MOREIRA – 00:38:11
    4º JOSEFA MARIA DA SILVA – 00:39:13
    5º ELIANE COSTA DE JESUS – 00:39:37
     
    A experiente Marily dos Santos em 2º lugar nos 10 km | Crédito: Mário Sepúlveda/FE


Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia