PMFS Natal 2
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Dicas de como equilibrar a alimentação para evitar dores e lesões durante os treinos

    Fisioterapeuta Leonardo Machado fala sobre o assunto para corredores
    31.03.2017 22h39m
    Recomendar
    Dicas de como equilibrar a alimentação para evitar dores e lesões durante os treinos

    Basta um bom par de tênis, conhecer os limites do próprio corpo e começar com pequenas caminhadas que logo se tornarão mais apressadas para tornar-se um atleta de corrida. Mas apesar de ser um esporte tão democrático, as pessoas que correm precisam ter em mente uma espécie de mantra: uma boa alimentação, indicada por um nutricionista que possa equilibrar gastos diários com treinos e atividades cotidianas de cada um, será um grande diferencial no rendimento individual.

    Para tanto, existe um esforço coletivo entre médicos, fisioterapeutas e especialistas em esportes e nutrição para que os indivíduos pratiquem exercícios físicos e se alimentem de forma correta. E tal junção – exercícios e alimentação equilibrada – não é importante apenas para aqueles que são esportistas profissionais. Esse equilíbrio é uma importante ferramenta para a melhora da qualidade de vida de todas as pessoas.

     

    Mas como conquistar essa equação? O fisioterapeuta Leonardo Machado explica que corredores precisam de uma alimentação que favoreça o equilíbrio do gasto energético com a prática do esporte, uma vez que esse gasto vai interferir diretamente na recuperação mais adequada depois de cada treino, auxiliando na prevenção de lesões e em um melhor desempenho do corredor no dia a dia.

    “Os esportes, de uma maneira geral, utilizam diferentes sistemas de energia dentro do corpo. Um corredor de curta distância, como Usain Bolt, por exemplo, utilizará caminhos diferentes de um atleta de longa distância, como um maratonista. E os sistemas de energia desses dois atletas que têm o mesmo esporte, mas praticam de formas diferentes, também vão agir de forma diferente. Ou seja, a medida em que a distância percorrida por cada um aumentar o metabolismo aeróbico de acordo com o seu esforço, a utilização de reservas de glicogênio e oxidação de gordura para obtenção de energia vai acompanhar essa demanda.”, explica o fisioterapeuta responsável pela criação do conceito SIN, que tem como pilares essa integração entre diferentes profissionais para o paciente ser cuidado de forma global, sendo, neste caso, o nutricionista uma peça chave para a recuperação e uma saúde plena de quem pratica corridas.

    Confira mais algumas dicas importantes para quem quer correr mantendo uma alimentação equilibrada com as necessidades:

    1. A utilização de carboidratos por atletas de corrida. A ciência, inclusive, mostra que as dietas ricas em carboidratos aumentam a resistência e a capacidade de corredores de longas distâncias. Não é a toa que os etíopes são exímios corredores, já que têm sua alimentação composta por 75% de carboidratos, essenciais para os que percorrem longas distâncias, como meia maratona e maratona. Mas é exatamente na falta de informação adequada e correta que pode estar o perigo: assim como as gorduras, nem todo carboidrato é bom. “A ingestão é recomendada, mas de carboidratos de qualidade e saudáveis para um melhor aproveitamento como, como aveia, batata doce, quinoa. Ou seja, carboidratos que não gerem picos de glicemia e que sejam degradadas de forma mais lenta pelo organismo. Atletas que não consomem os carboidratos corretos e não mantêm sua balança energética com os macronutrientes bem equilibrada, sofre no período de aumento da intensidade do treinamento uma queda no sistema imunológico, e são mais vulneráveis as infecções.”, alerta Leonardo.

     

    2. O consumo de proteínas e gorduras, os chamados macronutrientes. A proteína tem a função de preservar a massa magra, que é fundamental para a recuperação e a manutenção de força para corredores, para que as perdas sejam minimizadas em função do alto gasto energético. Já a gordura é outro macronutriente importante, principalmente para manter a função hormonal inalterada, por ter alta densidade energética e ser extremamente importante para longas distâncias.

     

    3. A ingestão dos micronutrientes - cálcio, sódio, potássio, magnésio etc. Eles atuam na regulação das atividades hormonais, melhoram o transporte de oxigênio para as estruturas, e interferem diretamente sobre a qualidade do sono e recuperação do atleta. É importante alertar, também que, diferentemente do que muitos pensam, a ingestão de multivitamínicos em cápsulas não compensa uma dieta inadequada.

     

    4. Vegetais, como espinafre e rúcula, que possuem nitratos, elevam a concentração plasmática, sendo convertido em óxido nítrico, que fazem com que uma maior quantidade de oxigênio chegue aos músculos. Isso será percebido pelo atleta em seguida, já que vai melhorar a questão da fadiga muscular, fazendo com que demore mais tempo para ocorrer.

     

    5. Alguns alimentos podem, inclusive, aumentar os níveis inflamatórios e desenvolver uma disbiose intestinal, problemas que podem favorecer vários fenômenos que vão impactar diretamente sobre o aumento de lesões e, consequentemente, na queda do desempenho.

    Para entender melhor do que se trata, é preciso pensar, em linhas gerais, na proporção correta de cada alimento, alinhada a um treinamento adequado, assistido por profissionais das áreas médica, de nutrição, de fisioterapia e especialistas em esportes. Com tais medidas, é possível garantir que corredores de todos os níveis terão mais saúde, bem-estar, disposição e poderão usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo esporte mais democrático de todos. 

     

    Texto: Priscila Correia Exclusiva - Agência de Conteúdo



  • Melhores momentos da Corrida TPM 2017


    20.03.2017 17h34m
    Recomendar



  • Confira fotos da Corrida TPM 2017

    Álbum 02
    17.03.2017 18h15m
    Recomendar



    Confira as fotos »


  • Confira fotos da Corrida TPM 2017

    Álbum 01
    17.03.2017 15h16m
    Recomendar



    Confira as fotos »


  • Resultado da Corrida TPM 2017

    Confira a colocação e o tempo das 40 primeiras colocadas
    14.03.2017 11h55m
    Recomendar

    Clique na foto



  • Confira Matéria da Tv Geral sobre a TPM


    14.03.2017 09h57m
    Recomendar



  • 2ª edição da corrida TPM comprova sucesso do evento

    A prova, com percursos de 5 km e caminhada, ainda contou com aulão do Fit Dance, participação do humorista André Lucas, Dj Rodolfo e praça de alimentação
    14.03.2017 09h50m
    Recomendar
    2ª edição da corrida TPM comprova sucesso do evento

    Tomada por uma multidão lilás, a segunda edição da corrida Trecho para Mulheres, conhecida como TPM, provou o sucesso que é o evento.

    Com belo pôr do sol do fim de tarde do último domingo (12) como cenário, as mulheres foram à Avenida Noide Cerqueira a abrilhantam o evento, prova organizada pela RG+, com realização do grupo FOLHA DO ESTADO DA BAHIA e chancelada pela Federação Baiana de Atletismo (FBA).

    A prova, com percursos de 5 km e caminhada, contou com estrutura de apoio com assistência médica União Médica e apoio ao percurso da Cuidar, guarda-volumes, posto de hidratação com Gatorade e frutas, praça de alimentação, medalhas de participação e premiação das vencedoras. Além de atividades de lazer para todos, com aulão com grupo FitDance, participação do humorista André Lucas, dentre outra ações realizadas por parceiros da corrida, que é uma homenagem a importante data do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

    Confira abaixo a relação das 10 primeiras posições (prova de 5 km) com respectivos tempos:

    POSIÇÃO        Nº DE PEITO          NOME                 TEMPO
    1                             3                   Betinha Dantas       19m41s
    2                          155                 Juliana Mota            20m32s
    3                          162             Lidiane Batista Lobo    21m26s
    4                          176             Mariana Souza Silva   21m39s
    5                          309             Débora Ramos            21m47s
    6                          227          Roseane D'andreamatteo 22m18s
    7                         326              Eliane Barreto                23m38s
    8                         092            Ana Maria Anuciação      23m46s
    9                         329             Flávia Araújo                  23m52s
    10                       034            Nívea da Silva Santos      24m06s

    Galeria de Fotos: Divulgação/Fotoshow

     



  • Inscritas devem retirar kit para Corrida TPM neste sábado (30)

    Entrega será realizada das 10 às 18 horas na loja Sobrancelha Design, Av. Getúlio Vargas
    09.03.2017 11h58m
    Recomendar
    Inscritas devem retirar kit para Corrida TPM neste sábado (30)

    Está tudo pronto para a realização da 2ª Corrida TPM, que acontece neste domingo (12), em Feira de Santana-Ba


    Para participar das provas, as inscritas precisam comparecer na loja Sobrancelha Design, que fica situado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2616, Santa Mônica em frente ao Premiere Feira, no próximo sábado (11), das 10 às 18 horas, para retirar o kit de participação. O local dispõe de um espaço com comodidade, conforto e segurança para os participantes.


    O kit-atleta é composto pelo número de peito (de uso obrigatório), sacochila, viseira, camiseta alusiva ao evento e sacola

     


    Para a retirada do kit, os atletas inscritos nas devidas modalidades devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de pagamento da inscrição. Todos os inscritos receberão brindes das empresas parceiras do evento.


    Sobre a corrida


    A largada da prova será na Av Nóide Cerqueira, com percurso de 5 km e Caminhada de 2,5 km. A largada acontece as 17 horas, a arena será aberta as 16 horas e esse ano nesta edição conta com uma novidade, uma praça de alimentação para atendar a toda família das participantes além de um espaço infantil para a criançada.
     



  • Você não pode ficar de fora

    Últimas Unidades !
    08.03.2017 13h57m
    Recomendar



  • Quem se une em parceira, se faz mais forte, porque juntos somos mais, vamos além.

    A homenagem as MULHERES, nossa e dos parceiros da CORRIDA DE MULHERES - TPM, na edição de 08 de março do Jornal Folha do Estado. Todos são convidados a assistir essa prova que será um show de charme e alegria.
    08.03.2017 09h53m
    Recomendar



  • Corrida TPM: opção de lazer para as feirenses

    Com um pano de fundo do belo pôr do sol, a largada será, as 17h
    08.03.2017 08h47m
    Recomendar
    Corrida TPM: opção de lazer para as feirenses

    Beleza, força e animação são as marcas da corrida de rua feminina "TPM - Trecho Para Mulheres". No dia 12 de março, a Avenida Nóide Cerqueira será só delas. A segunda edição do evento é um estímulo para todas as praticantes da modalidade e tem como objetivo proporcionar o incentivo ao esporte e a socialização. Para proporcionar uma experiência especial para atletas, familiares e espectadores, será montada uma estrutura confortável para atender as necessidades de todos.

    O evento é acima de tudo mais uma homenagem a importante data do dia internacional da mulher, que é comemorado em 8 de março, e a TPM é mais um presente para todas as feirenses, "é uma prova feminina visando a prática da atividade física, o bem-estar e a qualidade de vida. Movimentando também a vida social da cidade", disse Humberto Filho, um dos organizadores do evento.
     

     

    Com um pano de fundo do belo pôr do sol, a largada, será às 17h, o percurso contemplará a Av. Nóide Cerqueira, nas modalidades de 5 km e caminhada 2km. "Escolhemos cuidadosamente esse horário, pois este é um período que está uma temperatura agradável para a realização de atividades físicas, finalzinho de tarde, não está fazendo muito calor, para aquelas que não se sentirem preparadas para correr podem optar por fazer a caminhada", informou Humberto.

    Será montada uma estrutura de apoio com posto médico, guarda-volumes, posto de hidratação, praça de alimentação, entrega de medalhas de participação e premiação das vencedoras. Além de atividades de lazer para todos, "Vamos ter muitas ações, aulas de dança, entrega de brindes é um momento para as mulheres se confraternizarem com as amigas e com a família também. Além disso vamos ter uma mini praça de alimentação e também um espaço infantil", pontuou o organizador.

    Histórico

    Cerca de 400 mulheres participaram em 2016, sendo que mais de 300 participaram da prova da corrida e o restante na caminhada. Ano passado a corredora Djane Santos chegou em primeiro na Corrida, com o tempo de 19 minutos e 46 segundos. Essa competição é uma das mais importantes do calendário do atletismo local e o tempo é ranqueado pela federação.

     

     

    A retirada de kit será realizada no dia 11 de março de 2017, na loja Sobrancelha Design, na Av. Getúlio Vargas, bairro Santa Mônica, 2616, em frente ao prédio Premier Feira. Será necessário apresentação do documento de identificação e o comprovante de inscrição. Os kits podem ser encontrados nos postos de revenda pelos valores de R$100 o Kit TPM+, R$ 80,00 o Kit TPM e R$40 a caminhada. Maiores informações no site www.corridatpm.com.br



  • Como é boa a sensação de levantar um troféu, coroando todo sacrifício, dedicação, superação.

    Mas todas que participarem da TPM e completarem a prova, vão receber a medalha como reconhecimento de sua participação na corrida mais linda e animada do ano.
    07.03.2017 20h40m
    Recomendar

     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia