Basta um bom par de tênis, conhecer os limites do próprio corpo e começar com pequenas caminhadas que logo se tornarão mais apressadas para tornar-se um atleta de corrida. Mas apesar de ser um esporte tão democrático, as pessoas que correm precisam ter em mente uma espécie de mantra: uma boa alimentação, indicada por um nutricionista que possa equilibrar gastos diários com treinos e atividades cotidianas de cada um, será um grande diferencial no rendimento individual.
Para tanto, existe um esforço coletivo entre médicos, fisioterapeutas e especialistas em esportes e nutrição para que os indivíduos pratiquem exercícios físicos e se alimentem de forma correta. E tal junção – exercícios e alimentação equilibrada – não é importante apenas para aqueles que são esportistas profissionais. Esse equilíbrio é uma importante ferramenta para a melhora da qualidade de vida de todas as pessoas.
Mas como conquistar essa equação? O fisioterapeuta Leonardo Machado explica que corredores precisam de uma alimentação que favoreça o equilíbrio do gasto energético com a prática do esporte, uma vez que esse gasto vai interferir diretamente na recuperação mais adequada depois de cada treino, auxiliando na prevenção de lesões e em um melhor desempenho do corredor no dia a dia.
“Os esportes, de uma maneira geral, utilizam diferentes sistemas de energia dentro do corpo. Um corredor de curta distância, como Usain Bolt, por exemplo, utilizará caminhos diferentes de um atleta de longa distância, como um maratonista. E os sistemas de energia desses dois atletas que têm o mesmo esporte, mas praticam de formas diferentes, também vão agir de forma diferente. Ou seja, a medida em que a distância percorrida por cada um aumentar o metabolismo aeróbico de acordo com o seu esforço, a utilização de reservas de glicogênio e oxidação de gordura para obtenção de energia vai acompanhar essa demanda.”, explica o fisioterapeuta responsável pela criação do conceito SIN, que tem como pilares essa integração entre diferentes profissionais para o paciente ser cuidado de forma global, sendo, neste caso, o nutricionista uma peça chave para a recuperação e uma saúde plena de quem pratica corridas.
Confira mais algumas dicas importantes para quem quer correr mantendo uma alimentação equilibrada com as necessidades:
1. A utilização de carboidratos por atletas de corrida. A ciência, inclusive, mostra que as dietas ricas em carboidratos aumentam a resistência e a capacidade de corredores de longas distâncias. Não é a toa que os etíopes são exímios corredores, já que têm sua alimentação composta por 75% de carboidratos, essenciais para os que percorrem longas distâncias, como meia maratona e maratona. Mas é exatamente na falta de informação adequada e correta que pode estar o perigo: assim como as gorduras, nem todo carboidrato é bom. “A ingestão é recomendada, mas de carboidratos de qualidade e saudáveis para um melhor aproveitamento como, como aveia, batata doce, quinoa. Ou seja, carboidratos que não gerem picos de glicemia e que sejam degradadas de forma mais lenta pelo organismo. Atletas que não consomem os carboidratos corretos e não mantêm sua balança energética com os macronutrientes bem equilibrada, sofre no período de aumento da intensidade do treinamento uma queda no sistema imunológico, e são mais vulneráveis as infecções.”, alerta Leonardo.
2. O consumo de proteínas e gorduras, os chamados macronutrientes. A proteína tem a função de preservar a massa magra, que é fundamental para a recuperação e a manutenção de força para corredores, para que as perdas sejam minimizadas em função do alto gasto energético. Já a gordura é outro macronutriente importante, principalmente para manter a função hormonal inalterada, por ter alta densidade energética e ser extremamente importante para longas distâncias.
3. A ingestão dos micronutrientes - cálcio, sódio, potássio, magnésio etc. Eles atuam na regulação das atividades hormonais, melhoram o transporte de oxigênio para as estruturas, e interferem diretamente sobre a qualidade do sono e recuperação do atleta. É importante alertar, também que, diferentemente do que muitos pensam, a ingestão de multivitamínicos em cápsulas não compensa uma dieta inadequada.
4. Vegetais, como espinafre e rúcula, que possuem nitratos, elevam a concentração plasmática, sendo convertido em óxido nítrico, que fazem com que uma maior quantidade de oxigênio chegue aos músculos. Isso será percebido pelo atleta em seguida, já que vai melhorar a questão da fadiga muscular, fazendo com que demore mais tempo para ocorrer.
5. Alguns alimentos podem, inclusive, aumentar os níveis inflamatórios e desenvolver uma disbiose intestinal, problemas que podem favorecer vários fenômenos que vão impactar diretamente sobre o aumento de lesões e, consequentemente, na queda do desempenho.
Para entender melhor do que se trata, é preciso pensar, em linhas gerais, na proporção correta de cada alimento, alinhada a um treinamento adequado, assistido por profissionais das áreas médica, de nutrição, de fisioterapia e especialistas em esportes. Com tais medidas, é possível garantir que corredores de todos os níveis terão mais saúde, bem-estar, disposição e poderão usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo esporte mais democrático de todos.
Texto: Priscila Correia Exclusiva - Agência de Conteúdo
Clique na foto
Tomada por uma multidão lilás, a segunda edição da corrida Trecho para Mulheres, conhecida como TPM, provou o sucesso que é o evento.
Com belo pôr do sol do fim de tarde do último domingo (12) como cenário, as mulheres foram à Avenida Noide Cerqueira a abrilhantam o evento, prova organizada pela RG+, com realização do grupo FOLHA DO ESTADO DA BAHIA e chancelada pela Federação Baiana de Atletismo (FBA).
A prova, com percursos de 5 km e caminhada, contou com estrutura de apoio com assistência médica União Médica e apoio ao percurso da Cuidar, guarda-volumes, posto de hidratação com Gatorade e frutas, praça de alimentação, medalhas de participação e premiação das vencedoras. Além de atividades de lazer para todos, com aulão com grupo FitDance, participação do humorista André Lucas, dentre outra ações realizadas por parceiros da corrida, que é uma homenagem a importante data do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Confira abaixo a relação das 10 primeiras posições (prova de 5 km) com respectivos tempos:
POSIÇÃO Nº DE PEITO NOME TEMPO
1 3 Betinha Dantas 19m41s
2 155 Juliana Mota 20m32s
3 162 Lidiane Batista Lobo 21m26s
4 176 Mariana Souza Silva 21m39s
5 309 Débora Ramos 21m47s
6 227 Roseane D'andreamatteo 22m18s
7 326 Eliane Barreto 23m38s
8 092 Ana Maria Anuciação 23m46s
9 329 Flávia Araújo 23m52s
10 034 Nívea da Silva Santos 24m06s
Galeria de Fotos: Divulgação/Fotoshow
Está tudo pronto para a realização da 2ª Corrida TPM, que acontece neste domingo (12), em Feira de Santana-Ba
Para participar das provas, as inscritas precisam comparecer na loja Sobrancelha Design, que fica situado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2616, Santa Mônica em frente ao Premiere Feira, no próximo sábado (11), das 10 às 18 horas, para retirar o kit de participação. O local dispõe de um espaço com comodidade, conforto e segurança para os participantes.
O kit-atleta é composto pelo número de peito (de uso obrigatório), sacochila, viseira, camiseta alusiva ao evento e sacola
Para a retirada do kit, os atletas inscritos nas devidas modalidades devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de pagamento da inscrição. Todos os inscritos receberão brindes das empresas parceiras do evento.
Sobre a corrida
A largada da prova será na Av Nóide Cerqueira, com percurso de 5 km e Caminhada de 2,5 km. A largada acontece as 17 horas, a arena será aberta as 16 horas e esse ano nesta edição conta com uma novidade, uma praça de alimentação para atendar a toda família das participantes além de um espaço infantil para a criançada.
Beleza, força e animação são as marcas da corrida de rua feminina "TPM - Trecho Para Mulheres". No dia 12 de março, a Avenida Nóide Cerqueira será só delas. A segunda edição do evento é um estímulo para todas as praticantes da modalidade e tem como objetivo proporcionar o incentivo ao esporte e a socialização. Para proporcionar uma experiência especial para atletas, familiares e espectadores, será montada uma estrutura confortável para atender as necessidades de todos.
O evento é acima de tudo mais uma homenagem a importante data do dia internacional da mulher, que é comemorado em 8 de março, e a TPM é mais um presente para todas as feirenses, "é uma prova feminina visando a prática da atividade física, o bem-estar e a qualidade de vida. Movimentando também a vida social da cidade", disse Humberto Filho, um dos organizadores do evento.
Com um pano de fundo do belo pôr do sol, a largada, será às 17h, o percurso contemplará a Av. Nóide Cerqueira, nas modalidades de 5 km e caminhada 2km. "Escolhemos cuidadosamente esse horário, pois este é um período que está uma temperatura agradável para a realização de atividades físicas, finalzinho de tarde, não está fazendo muito calor, para aquelas que não se sentirem preparadas para correr podem optar por fazer a caminhada", informou Humberto.
Será montada uma estrutura de apoio com posto médico, guarda-volumes, posto de hidratação, praça de alimentação, entrega de medalhas de participação e premiação das vencedoras. Além de atividades de lazer para todos, "Vamos ter muitas ações, aulas de dança, entrega de brindes é um momento para as mulheres se confraternizarem com as amigas e com a família também. Além disso vamos ter uma mini praça de alimentação e também um espaço infantil", pontuou o organizador.
Histórico
Cerca de 400 mulheres participaram em 2016, sendo que mais de 300 participaram da prova da corrida e o restante na caminhada. Ano passado a corredora Djane Santos chegou em primeiro na Corrida, com o tempo de 19 minutos e 46 segundos. Essa competição é uma das mais importantes do calendário do atletismo local e o tempo é ranqueado pela federação.
A retirada de kit será realizada no dia 11 de março de 2017, na loja Sobrancelha Design, na Av. Getúlio Vargas, bairro Santa Mônica, 2616, em frente ao prédio Premier Feira. Será necessário apresentação do documento de identificação e o comprovante de inscrição. Os kits podem ser encontrados nos postos de revenda pelos valores de R$100 o Kit TPM+, R$ 80,00 o Kit TPM e R$40 a caminhada. Maiores informações no site www.corridatpm.com.br