PMFS
Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Conheça o papel dos antioxidantes na prática esportiva

    Os antioxidantes podem combater os indesejados Radicais Livres
    28.02.2014 17h28m
    Recomendar
    Conheça o papel dos antioxidantes na prática esportiva
    Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas objetivaram esclarecer o uso de antioxidantes por atletas e praticantes de atividade física com o intuito de combater os radicais livres. Essas substâncias podem provocar lesões no corpo e uma alimentação saudável muitas vezes é mais eficaz que suplementos.
     
    Atualmente, sabe-se que durante e após o exercício, há um aumento do consumo de oxigênio e ativação de vias metabólicas específicas que resultam na formação dos radicais livres. Durante a atividade física, há maior produção da substância, pois há um maior consumo de oxigênio, aumento da adrenalina e de outras catecolaminas, aumento da produção de hidroxila e também da resposta inflamatória secundária ao dano muscular que ocorre nos casos de overtraining.
     
    Por definição, radicais livres são espécies químicas que possuem um ou mais elétrons não pareados na camada de valência. Nos sistemas biológicos, os radicais livres são formados durante o processo de transformação do oxigênio em água. Estima-se que cerca de 5% do oxigênio consumido pelo corpo não seja eficientemente convertido em água, transformando-se em radical livre.
     
    Mas afinal, por que tanta preocupação com o aumento dos radicais livres? Estas substâncias são altamente reativas e podem provocar lesões em várias estruturas do nosso organismo. Nos dias atuais são tidas como a principal causa do envelhecimento, além de colaborarem com o surgimento e agravamento dos sintomas de várias doenças como hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes, câncer e mal de Alzheimer.


     
    Os antioxidantes são compostos capazes de neutralizar os radicais livres. Porém, ainda não existe um consenso em relação à necessidade de suplementação de antioxidantes para todos os indivíduos que praticam atividade física. Recomenda-se que o atleta ou praticante de atividade física consulte um nutricionista para avaliar se seu consumo de antioxidantes está adequado às suas necessidades.
    Uma alimentação natural e equilibrada, rica em verduras folhosas, legumes, frutas frescas, oleaginosas, cereais integrais, ovos, carnes magras, laticínios, reforça o sistema imunológico e combate os radicais livres e seus efeitos maléficos ao organismo.
     
    Entre os antioxidantes encontrados na alimentação, a vitamina C é um dos mais poderosos. Sua deficiência pode causar câimbras musculares e fraqueza, prejudicando o desempenho físico e a resistência aeróbica.
     
    Alimentos ricos em antioxidantes
     
    - Betacaroteno: encontrado em alimentos de coloração amarelo-alaranjada ou verde escuro (ex: abóbora, cenoura, batata-doce, mamão, gema de ovo, couve-de-bruxelas e espinafre).
    - Vitamina C: encontrado em alimentos ácidos e cítricos (ex: laranja, limão, lima, kiwi, morango, maracujá, acerola, tomate, pimentão).
    - Vitamina E: encontrado em alimentos gordurosos de origem vegetal (ex: abacate, nozes, castanhas, azeite de oliva, gérmen de trigo, óleo de soja, girassol e canola).
    - Zinco: encontrado no feijão, carne vermelha, aves, frutos do mar, nozes, castanhas, sementes, gérmen de trigo e cereais integrais.
    - Selênio: encontrado na castanha do Pará, peixes, cogumelos, mariscos, peru, sementes de girassol e cereais integrais.
    - Cobre: encontrado no abacate, amaranto, cogumelos, batata, frutos do mar e sementes de girassol.
    - Manganês: encontrado no feijão, nozes, castanhas, amaranto, amora, abacaxi.
     
    Além das vitaminas e minerais, existem compostos vegetais, como os flavonóides, a clorofila e o licopeno, que possuem importante ação antioxidante. Os alimentos roxos, como a uva, o vinho, as ameixas e o açaí, possuem um flavonóide chamado antocianina, que tem importante função protetora do sistema cardiovascular. Já os alimentos vermelhos, como o tomate, goiaba e melancia, possuem o carotenóide licopeno, que protege contra doenças cardiovasculares e o câncer de próstata.
     
    Portanto, a nutrição adequada é essencial para garantir ao atleta um suprimento suficiente de nutrientes na dieta e também um metabolismo ideal do substrato de energia via vitaminas, minerais e água. Desta maneira, torna-se fundamental que os atletas coloquem em prática um dos mais antigos preceitos da alimentação saudável: montar um prato colorido e variado! Assim você consumirá alimentos fontes de antioxidantes e ficará mais protegido dos danos causados pelos radicais livres.

     Telma Ranalli


    Consultora Webrun da seção de Nutrição. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Funcional e Administração Hospitalar.

    Contatos: Consultório particular: Alameda Santos, 211 Cj.1402 – Cerqueira César – São Paulo. Cel.: (11) 99900-9598 Site / Email: [email protected]

    Fonte: www.webrun.com.br


  • Alimentação correta influi em bom desempenho em competições

    Uma alimentação equilibrada contribui decisivamente para grandes resutados e satisfação pessoal dos atletas
    17.02.2014 12h19m
    Recomendar



    A Corrida de Feira de Santana – organizada pelo Grupo FOLHA DO ESTADO - vai acontecer no próximo dia 25 de maio e logicamente para que o competidor fazer uma boa prova são necessários cuidados especiais, até mesmo para se evitar transtornos. Estar bem alimentado e com a saúde em dias são situações primordiais para um bom desempenho e consequentemente a satisfação pessoal.

    Uma das grandes dúvidas é justamente o quie comer antes de uma competição, uma vez que a refeição pode afetar o rendimento durante a actividade pela positiva ou pela negativa. As  principais reservas energéticas estão no músculo e no fígado e vão ser continuamente gastas durante o esforço. Normalmente a sua constituição leva 6 a 8 horas – assim, não é a refeição feita antes do exercício que vai determinar se temos o combustível necessário para um esforço prolongado.

    A refeição antes do esforço reforça as reservas e tem como objectivo fornecer energia para os primeiros instantes do exercício físico, promovendo um bom controlo do açúcar no sangue e combustível a curto/médio prazo. Por isso, os hidratos de carbono são essenciais nesta refeição.Um dos erros mais comuns é apostar no açúcar e noutros tipos de açucares simples. Estes vão promover um pico massivo de glicemia e, consequentemente, de insulina, fazendo com que o açúcar entre todo nas células, deixando-nos com hipoglicémia. O efeito energético do açúcar sente-se nos primeiros instantes mas acaba por ter um efeito contrário ao desejado durante o exercício.

    Vários estudos demonstram que a medida mais acertada é combinar fontes de hidratos de carbono complexos com outros simples.  Há alguns alimentos que devem  ser evitados. De uma forma geral, tanto a gordura como a fibra atrasam a digestão, razão pela qual devem ser evitadas. Os frutos secos (como as nozes, amêndoas e amendoins) têm gorduras de absorção relativamente fácil e ajudam a controlar ainda melhor os níveis de açúcar no sangue. As comidas muito ricas em proteínas também são de digestão lenta e contribuem com pouca energia para o exercício.Assim, são exemplos de alimentos que devem ser evitados :  leite e derivados, legumes, carne e peixe, feijão e outras leguminosas  As refeições devem ser feitas 1h30 a 2 horas aproximadamente antes da partida.  Não beba água com a refeição para melhorar a digestibilidade dos hidratos de carbono (comece a beber cerca de 30 minutos depois, em pequenas quantidades).
     
    DICAS

    . Se correr de manhã, acorde pelo menos duas horas antes da largada e tome um café à base de pães, suco e frutas. “Se for à tarde, duas horas antes prefira arroz integral, salada com legumes cozidos e um filé de frango ou peixe, que são proteínas leves e com baixo teor de gordura. É bom evitar alimentos com muitas fibras, pois podem estimular o intestino.

    . Quando a corrida durar mais de uma hora, a recomendação é ingerir depois uma proteína associada a um carboidrato (pão com queijo e peito de peru ou iogurte batido com fruta), o que leva a uma reposição de glicogênio muscular mais eficiente.

    . Procure não consumir alimentos que nunca tenha experimentado antes. Não dá para saber como o corpo vai reagir e você pode ter uma surpresa durante a competição, sentindo-se estufado ou nauseado.
    Antes da corrida, evite proteínas e gorduras, presentes em carne, ovos, leite e derivados, que têm processo digestivo lento e podem atrapalhar o desempenho.

    Enquanto você corre, transpira, perde água e sais minerais, como sódio, potássio e magnésio, essenciais para o funcionamento do organismo. Para compensar essa perda, que varia de acordo com a temperatura ambiente e a duração da corrida, tem de caprichar nos líquidos. “Se o treino dura mais de uma hora, é bom substituir a água por uma bebida esportiva (150 mililitros a cada 20 minutos de atividade), que hidrata e repõe a perda de nutrientes”, avisa Cristiane Durante, nutricionista da Triathon

    Além dos isotônicos vendidos no supermercado, água-de-coco e suco de laranja diluído em água também valem. Mas não espere sentir sede para beber. Tome até 500 mililitros de líquidos ao longo das duas horas que antecedem a largada, a fim de garantir uma reserva para os primeiros minutos. E beba cerca de 300 mililitros logo ao final da atividade, para repor o que perdeu com a transpiração.
     



  • Atletas experientes da cidade já confirmam presença na Corrida de Feira

    "Queniano" já participou de nove edições da São Silvestre
    11.02.2014 18h01m
    Recomendar
    Atletas experientes da cidade já confirmam presença na Corrida de Feira
    As inscrições para a 1ª Corrida de Rua de Feira de Santana já estão abertas e muitos atletas já começaram a se preparar para a competição promovida pelo Grupo FOLHA DO ESTADO. Dentre os já confirmados, dois corredores já possuem experiências de outras provas, o que vai dar maior peso à competição que vai acontecer no próximo dia 25 de maio. 
     
    Um dos corredores já confirmados é Inelson Bastos dos Santos, o conhecido Queniano. Aos 49 anos, ele traz na bagagem 17 anos de experiência em diversas corridas, dentre elas a São Silvestre, conhecida competição que ocorre anualmente em São Paulo e da qual ele já participou nove vezes. “Eu fazia segurança para atletas que disputavam um Pan-Americano no interior de São Paulo. Aí, os treinadores gostaram do meu porte físico e me incentivaram a treinar”, conta. 
     
    Mesmo tendo dias estafantes, já que trabalha como pintor, Queniano diz que não consegue mais ficar sem correr. “Trabalho mais de oito horas por dia, mas não deixo de fazer meus treinamentos”, conta.
     
    Ele já começou a treinar visando a 1ª Corrida de de Feira. “Vou participar porque a proposta da corrida é muito boa e vai ser um evento que movimenta o cenário esportivo. Estou me preparando e espero ter um bom resultado nesta competição”, observa Queniano. 
     
    VENCEDOR
     
    Outro que já tem presença confirmada é Alã Santana Ferreira, que recentemente venceu a Corrida dos Carteiros. Mesmo sendo deficiente visual, ele não mede esforços para participar de competições e continuar fazendo o que sempre gostou: praticar esportes.
     
    Há aproximadamente dois anos, quando trabalhava no almoxarifado de uma empresa de construção civil, em Salvador, Alã sofreu um acidente e perdeu a visão do olho direito. “Até então, eu jogava futebol e nunca imaginei participar de uma corrida. Foi quando sofri o acidente e perdi a visão completa do olho direito, fato que mudou a minha vida. Naquela ocasião, pensei que estava tudo acabado”, lembra.
     
    Sem emprego e desmotivado, o atleta lembra que esteve à beira de uma depressão. “Eu fiquei mais de um ano sem sair de casa, não queria socializar com ninguém, não tinha amigos, até conhecer a equipe Feras do Sertão de Atletismo, que deu uma guinada na minha vida através do esporte, pois até então eu imaginava que não ia mais poder fazer nada, sem a visão de um dos olhos”, conta Alã Ferreira.
     
    Alã começou a treinar com os demais corredores e a participação em provas não demorou a começar. “Já participei de umas 20 corridas e consegui resultados importantes, como o primeiro lugar na Corrida dos Carteiros, em Salvador; também venci a Meia Maratona em Juazeiro e a Corrida Rústica de Jacobina, todas na categoria de deficiente”, conta
     
    Ele também já está treinando para a Corrida de Feira  “Pelo nível de organização, vai ser uma prova interessante e que tem tudo para ficar firmada no cenário esportivo local e da região, já que muitos atletas devem disputá-la”, comenta. 
     
    INSCRIÇÕES

    As inscrições para a 1ª Corrida de Feira Folha do Estado são limitadas e poderão ser efetuadas até o dia 16 de maio de 2014, podendo ser feitas nas seguintes formas: 

    • Balcão do Jornal Folha do Estado no Boulevard Shopping - Av. João Durval Carneiro, 3665; 
    • Sede do Jornal Folha do Estado - Praça Mons. Renato Galvão, 149 - Centro;
    • Nas academias parceiras: Arena, Quatro Estilos, Aquática, Fórmula, Space Park;
    . Loja de suplementos Pinguim do Sertão; 
    • Com instrutores e professores de Educação Física credenciados; 
    • Pelo site www.webrun.com.br (mediante a taxa de conveniência).

    Os valores das inscrições individuais são: R$ 60,00 (sessenta reais) - Corridas de 5 Km e 10 Km; R$ 40,00 (quarenta reais) - Caminhada de 3 Km.  
     
    Maiores informações pelo telefone (75) 3021-2772  no site www.jornalfolhadoestado/corrida


  • Dia do Atleta Profissional - 10 de Fevereiro

    A história descreve que há três mil anos a.C. já existiam imagens de cenas atléticas, desde as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia.
    10.02.2014 17h14m
    Recomendar



    No dia 10 de fevereiro comemora-se o dia do atleta profissional, esse foi reconhecido como profissional através da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. 
     
    Ser um atleta profissional, não é uma tarefa das mais fáceis. Além de talento, é preciso ter tambem dedicação e persistência, para o dura rotina de treinamento.  Para homenagear os representantes do Brasil em diversas modalidades, no dia 10 de fevereiro é comemorado o Dia do Atleta Profissional. Ao profissionalizar-se, os atletas podem participar de competições regionais, estaduais e até mesmo participar de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.  Para chegar ao nível profissional, o atleta deve treinar bastante, ter uma vida regrada.
     
    Essa é uma homenagem do Blog da Corrida a todos os Atletas de Corrida Profissional


  • Aberta inscrições para a 1ª Corrida de Feira

    As inscrições podem ser feitas pela internet ou locais credenciados
    09.02.2014 02h20m
    Recomendar

    A 1ª Corrida de Feira Folha do Estado já está com as suas inscrições abertas e vai acontecer no próximo dia 25 de maio, com a finalidade de movimentar o cenário esportivo local e da região, enfatizando a prática da atividade física e seus benefícios para a saúde em geral.
     
    Desde o último final de semana, muitas pessoas já procuraram se inscrever através da internet e no quiosque do jornal Folha do Estado no Boulevard Shopping. A expectativa é que cerca 1000 pessoas participem da prova, que também será aberta para aqueles que não estão acostumados a competir. 

    A prova contará com as modalidades de 5 e 10km, sendo ranqueada pela Federação e com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e SMTT. O evento terá uma premiação de mais de dez mil reais e todos os atletas receberão medalhas. Além da corrida, será destinado um percurso de 3 km para caminhada. Assim, aqueles que não estão preparados para correr, mas que fazem da caminhada sua atividade física, terão a oportunidade de estarem na avenida desfrutando de um circuito devidamente preparado.
     
    O horário de largada será às 08 horas pontualmente, com duração prevista de 2h. Esta prova, respeitando-se o contido no regulamento, obedece às normas gerais de Corridas de Rua da CBAt. Para efeitos de premiação, serão considerados 12 (doze) categorias masculinas e femininas. São elas: 16/19 anos – 20/24 anos – 25/29 anos – 30/34 anos – 35/39 anos – 40/44 anos – 45/49 anos – 50/54 anos – 55/59 anos – 60/64 anos – 65/69 anos – 70 anos acima. 
     
    INSCRIÇÕES
     
    As inscrições serão limitadas e poderão ser efetuadas até o dia 16 de maio de 2014, podendo ser feitas nas seguintes formas: 
    • Balcão do Jornal Folha do Estado no Boulevard Shopping – Av. João Durval Carneiro, 3665. 
    • Sede do Jornal Folha do Estado – Praça Mons. Renato Galvão, 149 - Centro. 
    • Nas academias parceiras. 
    • Com instrutores e professores de Educação Física credenciados. 
    • Pelo site www.jornalfolhadoestado.com/corrida
    • Pelo site www.webrun.com.br (mediante a taxa de conveniência).

    Os valores das inscrições individuais são: R$ 60,00 (sessenta reais) – Corridas de 5 Km e 10 Km; R$ 40,00 (quarenta reais) – Caminhada de 3 Km. 
     
    Maiores informações pelo telefone (75) 3021-2772ou no site www.jornalfolhadoestado/corrida



  • Lançamento da 1ª Corrida de Feira Folha do Estado

    O evento esportivo terá toda a organização com nível dos grandes eventos nacionais
    09.02.2014 01h50m
    Recomendar
    Lançamento da 1ª Corrida de Feira Folha do Estado
    Lançamento da 1ª Corrida de Feira Folha do Estado
    O Grupo Folha do Estado apresentou na manhã de quinta-feira (19), no Restaurante Cravo e Panela, no Ville Gourmet, o projeto para a 1ª Corrida de Rua de Feira de Santana. O evento foi direcionado aos profissionais da área de educação física, proprietários de academias, grupos de corrida e empresas ligadas direta ou indiretamente ao ramo esportivo. 

     
    A corrida, que será realizada no dia 25 de maio de 2014, tem o intuito de promover os benefícios da prática de atividade física e realizar um evento de grande porte no cenário esportivo de Feira de Santana e região. 


    Humberto Cedraz Filho abriu o evento mostrando os números crescentes na modalidade de corrida de rua. O interesse do Grupo é inserir a Corrida de Feira no calendário de eventos dessa modalidade no estado, pois fará uma corrida de ponta, com toda infraestrutura necessária para um grande evento.

     
    Em seguida, a apresentação do projeto foi feita pela NOSSOTIME Projetos Esportivos, responsável pela organização do evento. Ricardo Cedraz ressaltou a importância da parceria com as Academias, Grupos de Corrida e profissionais do setor, apresentando um plano de metas com benefícios, para esses que serão os verdadeiros disseminadores do evento. Margareth Cedraz, destacou o impacto que a corrida trará para Feira.


    Além do incentivo à prática de atividades físicas, o evento vai movimentar a economia local, gerando a oportunidade de divulgação de empresas de variados ramos comerciais da cidade. “Nós queremos inserir a corrida no calendário de eventos de Feira, e com o seu resultado, quem sabe um dia não estaremos trazendo uma meia maratona para cidade”, diz a diretora.

     
    O evento contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, que elogiou a iniciativa do grupo e colocou a secretaria à disposição para o que for preciso. “Eu acho que essas iniciativas são necessárias em Feira de Santana e, sobretudo quando ela vem de setores privados, que tem mais agilidade, capacidade de organização e isso é muito interessante. Nós da secretaria damos o apoio, o suporte. Não só a secretaria, mas o governo, porque envolve segurança, trânsito, guarda municipal, enfim, envolve mais secretarias. Nós daremos o apoio que é preciso dar e achamos que é muito interessante e estamos estimulando”.


    Jailton expressou a necessidade de eventos como esse na cidade, e acredita que Feira, como a grande cidade que é, deve investir mais nesses projetos. “Gostaríamos que tivessem mais corridas em Feira, como a corrida da virada do ano, do aniversário da cidade, para que a população estivesse mais em movimento. Esse tipo de atividade é uma espécie também de confraternização, uma espécie de festa esportiva, onde vão muitos atletas, mas vai muita gente também para caminhar, curtir. É muito interessante e eu acho que deve fazer parte da paisagem das grandes cidades” , afirmou o secretário. 


  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia